Nós utilizamos cookies. Ao continuar a navegar, está a consentir a sua utilização. Saiba mais...   [x]
Santa Cristina
Casa de Campo
 
Facebook Google+ Twitter

PT EN ES

home
casa
exterior
região
natureza
contactos
Aproveite estes bons ares

Santa Cristina Casa de Campo tem muito mais para oferecer para além do que está no interior das fantásticas paredes de pedra. Não é só uma casa, é uma quinta, é uma pequena povoação, é uma pequena floresta. É tudo o que quiser.

Quando desce o acesso empedrado da estrada principal, sinta-se recuar no tempo: está a entrar numa aldeia perdida na encosta, riscada por estreitos caminhos de pedra que torneiam casas e campos de lavoura.

Dentro dos curvos muros de pedra da Casa, encontra um amplo pátio para deixar o seu automóvel e aí poder esquecer-se dele em segurança durante toda a sua estadia. Todos os cantinhos são populados de aromáticas ou ornamentais para surpresa dos sentidos. Deste pátio tem acesso à recepção, à cozinha, à sala, à adega e a dois dos quartos, assim como ao alpendre ou a todos os outros pontos da quinta.

Resguardado pelo murinho superior e logo atrás da pequena casa tosca que alberga a recepção e escondido pelas oliveiras, está um comprido relvado, ladeado por alfazema, ideal para belas tardes de sol, brincadeiras com as suas crianças ou prazenteiro namoro com o seu par.

No final desse jardim, descendo as escadas improvisadas de pedra, alcança o acesso que liga o portãozinho do caminho pedestre à porta da cozinha. Também aqui se respira o perfume de aromáticas e se pode deliciar com floridas azáleas. Logo ali ao lado, está outro relvadinho, guardado por uma oliveira que revive – ideal para um pequeno-almoço ou para espaço das aventuras que brotam de um livro.

Descubra

Nunca se deixe intimidar pelos portões escuros ou pelos muros ásperos – há tanto a descobrir e viver para além deles! Abra portas, aventure-se. O melhor é que pode fazê-lo a pé.

Se o sol convidar, abra a porta da cozinha e percorra o pequeno trajecto até ao portão, transponha-o e siga o caminho envolvente à quinta. Veja as vinhas, os campos trabalhados à mão, os tanques de água construídos em granito, onde a água corre em melodias acompanhadas pelo coaxar das rãs. Talvez possa contactar com quem trabalha o campo e ver técnicas de cultivo, talvez possa experimentar trabalhar a terra com as suas mãos – cada dia pode ser uma surpresa.

Transponha o portão junto dos quartos exteriores e descubra o alpendre sobranceiro ao campo grande, onde em breve nascerá uma piscina. A vista convida a parar e repousar. O espaço convida a um churrasco regado de amena conversa e há mais espaço ainda para crianças correrem e adultos espraiarem horizontes.

Calcorreie o caminho mais além da entrada para automóveis, sob a sombra de sobreiros e comece a descobrir a pequena mata que enfeita parte da encosta. Mais à frente, uma surpresa: um bonito e enorme palheiro de pedra sobranceiro a uma larga eira, outrora palco de azáfamas de cultivo que o musgo agora chora de saudade. Mas a mancha verde continua e o trilho é grande suficiente para aventuras de criança ou serenidade de adulto, entre rochas solitárias, sobreiros retorcidos, medronhos maduros pintados no verde e pinheiros que nascem escondidos.

Mais quinta e além da quinta

Não há barreiras, e a quinta de Santa Cristina estende-se além do abraço de estrada que a parece delimitar. Suba acima, à estrada, pelo caminho de acesso que desceu de automóvel e siga à direita. Entre as opções alcatroadas que continuam para baixo ou se alongam à esquerda, encontre o caminho de terra anichado na vegetação. Vá por aí. Ouça os pássaros que se escondem e veja mais casinhas pitorescas de pedra contíguas aos caminhos de outrora. Logo ali, à direita, encontra por descobrir o resto da quinta de Santa Cristina que a “nova estrada” divorciou, agora mais habitada por laranjeiras, cerejeiras, loureiros ou limoeiros do que por hortas sazonais. A quinta termina num pequeno curso de água, de caudal murado a pedra.

Já que gosta de descobrir mundos à frente de pegadas suas, aproveite e desça a estrada pavimentada de negro que leva à nacional 108. Daí, está tudo à distância do seu querer: o Mosteiro, o Memorial, a vila de Alpendorada, o rio Douro. Logo ali à frente, inicie um percurso pedestre homologado pela Federação Portuguesa de Campismo e Montanhismo (PR2), se é tão forte a caminhar como a descobrir.

HOME | CASA | EXTERIOR | REGIÃO | NATUREZA | CONTACTOS | GALERIA
Preços e Disponibilidade

Termos de Utilização      Uso de Cookies      Privacidade      Créditos      Sitemap

login

Santa Cristina Casa de Campo © 2019
Monteiro da Rocha, Lda