Nós utilizamos cookies. Ao continuar a navegar, está a consentir a sua utilização. Saiba mais...   [x]
Santa Cristina
Casa de Campo
 
Facebook Google+ Twitter

PT EN ES

home
casa
exterior
região
natureza
contactos
Está na nossa Natureza

De entre tudo o que mais valorizamos em Santa Cristina, está a Natureza. Para nós, é uma riqueza inestimável e essa valorização está latente em tudo o que fazemos: está no cuidado das técnicas de cultivo orgânicas e tradicionais – muitas vezes à força de braços em detrimento de máquinas, como fariam os nossos bisavós – usadas na quinta, está no conceito de sustentabilidade que regeu a concepção e gestão da Casa de Campo, está na forma como gerimos a mata e vegetação circundante, sempre procurando a biodiversidade e o equilíbrio dos ecossistemas.

A profunda marca das actividades agrícolas e silvícolas, além da extracção de pedra, que traçaram a história desta região perfila também as espécies que aqui se desenvolvem. A água farta que corre na encosta e que desde sempre foi canalizada pelas necessidades e saberes de gentes que trabalha a terra é fonte de vida para fungos, plantas e animais que pululam em todos os nichos e recuperam no tempo caminhos e espaços antes gastos pelo Homem.

Deixe-se surpreender

É impossível enumerar representativamente as espécies que povoam toda a área de Santa Cristina ou que dela são assíduos visitantes, pois tal feito seria moroso e difícil. Mais que tudo, queremos deixar o convite à descoberta. Percorra os caminhos de sentidos apurados e tente escrutinar insectos, aves, répteis, anfíbios ou pequenos mamíferos que tentam escapar ao olhar pouco atento. Ou então fique simplesmente em silêncio no jardim, na mata ou na quinta e identifique, deliciado, as melodias cuidadas e trinados intrincados de aves fortuitas ou vislumbre os discretos habitantes do solo e moradores de abrigos em rochas e troncos caídos.

Se estiver repousado na sala, embrenhado em leituras ou a actualizar o seu sono, não se assuste se despertar com um tique na vidraça: talvez uma alvéola-cinzenta (Motacilla cinerea) tenha confundido o reflexo com um rival. Também não estranhe se acordar cedo com o som de alarme do melro (Turdus merula) ou se, durante a tarde, ouvir alguém que bate em madeira, pois o peto-real (Picus viridis) poderá estar a construir o ninho num tronco. Por vezes, poderá ter a visita de um rabirruivo (Phoenicurus ochruros), que rabeia por ali em busca de alimento.

Natureza viva em palete colorida

Ao lado da Casa de Campo, no grande tanque de pedra que o lodo coloriu, um condomínio de rãs (Rana sp) forma coro entre voos de libélulas (Libellula sp) e outros insectos aquáticos.

Durante as suas caminhadas pela quinta, pode encontrar pequenas carriças (Troglodytes troglodytes) vivazes que sobem ágeis nos troncos de marmeleiros (Cydonia oblonga), piscos-de-peito-ruivo (Erythacus rubecula) que se agitam em vinhas (Vitis sp) ou pardais (Passer domesticus) que se debatem em voo e gaios (Garrulus glandaryus) que fogem à sua aproximação.

Pinheiros-bravos (Pinus pinaster), salgueiros (Salix sp), choupos (Populus sp), sobreiros (Quercus suber), carvalhos (Quercus robur) e árvores de fruto como laranjeiras (Citrus sinensis), limoeiros (Citrus limon), cerejeiras (Prunus avium), abrunheiros (Prunus spinosa), oliveiras (Olea europaea) ou medronheiros (Arbutus unedo) silvestres compõem a flora local, pintada entre espécies arbustivas como urze (Erica sp), tojo (Ulex europaeus), giestas (Spartium junceum) e inúmeras herbáceas representantes de Famílias como as Liliáceas, gramíneas ou compostas.

Se gostar de passear ou fotografar à noite, deixe-se embalar pelo silêncio, apenas rompido pelo voo de morcegos. Deixe-se assustar pelo voo inesperado de um mocho ou uma coruja em caça de pequenos roedores. De dia, depare-se com pequenos répteis que aquecem ao sol, numa rocha exposta. Há mil e um animais. Milhares de plantas. Venha descobri-los quando e como gostar. Teremos todo o prazer de publicar a sua experiência e em partilhar as suas imagens – é um desafio!

HOME | CASA | EXTERIOR | REGIÃO | NATUREZA | CONTACTOS | GALERIA
Preços e Disponibilidade

Termos de Utilização      Uso de Cookies      Privacidade      Créditos      Sitemap

login

Santa Cristina Casa de Campo © 2019
Monteiro da Rocha, Lda